- Que é refinanciamento de imóvel: entenda o conceito desta opção que utiliza um imóvel como garantia de um empréstimo
- Como solicitar um refinanciamento de imóvel: confira detalhes para solicitar o serviço
- Em quais situações o refinanciamento é viável para reformar um imóvel ou mesmo adquirir a tão sonhada casa na praia
- A grande vantagem de refinanciar um imóvel pode estar na taxa de juros que os bancos oferecem
Hoje em dia, é mais comum do que imaginamos indivíduos ou famílias inteiras sofrendo com muitas dívidas pendentes ou com a falta de dinheiro por diversos motivos. Sonhos e até mesmo coisas essenciais são deixados de lado por conta disso.
O brasileiro ainda não tem muito conhecimento sobre o refinanciamento de imóvel, mas além de ser uma solução para os problemas citados anteriormente, é também uma porta para novas oportunidades de investimento.
De modo geral, o refinanciamento de imóvel é uma modalidade de empréstimo que consiste em alienar um imóvel como garantia para obter crédito. Em seguida, vamos saber exatamente o que é, como funciona, quais suas vantagens, o que fazer para solicitá-lo e em quais situações o refinanciamento é possível.
O que é refinanciamento de imóvel?
Imprevistos nos negócios ou na nossa renda surgem com mais frequência do que imaginamos e complicam a situação financeira de qualquer um. Para recuperar a saúde financeira, existe como opção o refinanciamento de imóvel. Porém, não se trata de uma renegociação de parcelas, mas sim de um empréstimo que utiliza uma propriedade como garantia: você oferece seu imóvel em troca de um empréstimo com o banco.
Apesar de não ser tão conhecido quanto o empréstimo pessoal, o refinanciamento de imóvel tem atraído muitos clientes, pois oferece taxas competitivas.
Como solicitar?
O cliente em situação financeira delicada escolhe uma instituição financeira que atenda às suas necessidades. Esta, por sua vez, solicita alguns documentos para iniciar o processo e é feita uma avaliação do perfil do cliente, já que não é objetivo do banco ficar com o imóvel.
Uma vez aprovada a documentação, a instituição financeira requisita a análise de um engenheiro ou de uma equipe de engenharia.1 O profissional irá fazer uma vistoria no imóvel para verificar se está tudo certo e qual o valor real da propriedade. Se tudo estiver em ordem, o contrato é assinado pelas partes e o dinheiro liberado para o cliente.
Liberdade para utilizar o dinheiro
O refinanciamento de imóvel pode ser um ótimo recurso para ajudar na obtenção de crédito para quem fizer um bom planejamento financeiro.
Uma vez aprovado será disponibilizado um valor atraente, pago diretamente ao solicitante. Com isso, será possível usar o dinheiro conforme a necessidade, como para pagar a sonhada festa de casamento, reformas, cirurgias de alto custo, intercâmbios, empreendimentos, dívidas, entre outras possibilidades.
Definitivamente é uma excelente opção para conseguir crédito sem abrir mão de seu patrimônio, porém, caso o contratante pare de pagar as prestações, pode perder seu imóvel.
Dinheiro para investir no próprio negócio
Quando pensamos em começar um negócio, precisamos também pensar nos detalhes, como a contratação de uma equipe, o aluguel ou compra de um ponto comercial, entre outros itens indispensáveis. Por isso, o refinanciamento de imóvel pode ser primordial para algumas pessoas que sonham em mudar de vida, abrindo o seu próprio negócio.
Se você já tem uma casa, apartamento, ou outro imóvel em seu nome e deseja entrar para o mundo dos negócios, pode levar em consideração refinanciá-lo e garantir uma porção considerável para iniciar o próprio negócio.
Imprevistos com a saúde
Algumas pesquisas mostram que mais da metade dos brasileiros não têm plano de saúde particular e, infelizmente, podem ocorrer imprevistos ligados à saúde de algum familiar, então é primordial contar com recursos para qualquer emergência nessa área.
Logo após a assinatura do contrato, o cliente receberá em uma parcela única o valor pago no refinanciamento de imóvel e com isso, o dinheiro recebido poderá ser utilizado para pagar um tratamento médico inesperado ou mesmo para garantir uma cirurgia inevitável.
Quitação de dívidas com linhas de empréstimos abusivas
Hoje em dia, as altas taxas de juros embutidas nos vários tipos de empréstimos disponíveis estão entre um dos maiores motivos de endividamento.
Para quem já possui uma propriedade em seu nome e percebe que as taxas de juros para financiar outro imóvel estão muito altas, pode ser uma ótima ideia solicitar o refinanciamento de imóvel para quitar essa linha de empréstimo. Graças ao prazo estendido para pagamento e juros mais baixos no refinanciamento, todas as dívidas podem ser quitadas sem muito transtorno.
Reformar um imóvel pode ser um bom negócio
Sempre pensamos em fazer melhorias e reformas nos imóveis, até porque manter a casa em boas condições valoriza a propriedade. Além disso, não dá para postergar reformas estruturais por muito tempo.
Uma maneira eficiente de conseguir levantar uma boa quantia é fazendo o refinanciamento de imóvel. Com o dinheiro em mãos, fica mais fácil contratar mão de obra qualificada para fazer as mudanças necessárias, principalmente se a reforma será feita com a intenção de alugar ou vender o imóvel. O imóvel poderá atingir um ótimo valor de mercado.
Reserva financeira e dinheiro na mão
Existem diversos motivos para optar por um refinanciamento de imóvel. Entre eles, situações imprevisíveis como desemprego, acidentes e doenças graves. É sempre importante contar com uma reserva financeira para questões de emergência.
O valor que esse tipo de refinanciamento pode gerar parte de R$ 20 mil e pode chegar a até aproximadamente 75% do valor da propriedade do cliente, porém, é importante deixar claro que a prestação do empréstimo ficará limitada a 30% da renda líquida do requerente.2
O sonho da casa na praia
Sem dúvida o investimento no mercado imobiliário é uma das melhores formas de investimento hoje em dia. Quando encontramos a oportunidade ideal para aumentar nosso patrimônio, devemos analisar bem e, caso valha a pena, não deixar ela escapar.
Sendo assim, é bom considerar fazer um refinanciamento para levantar uma quantia em dinheiro e, assim, poder comprar o tão sonhado imóvel na praia ou um segundo imóvel para gerar renda. Pensando no futuro, a nova propriedade pode ser alugada com o objetivo de pagar o empréstimo e depois gerar mais lucro.
Prazo de pagamento maior
Um fator que faz o refinanciamento de imóvel se destacar é o prazo de pagamento. A maior parte dos empréstimos precisa ser quitada em até cinco anos, enquanto que o refinanciamento de imóvel possibilita que a transação seja paga em até vinte anos.
Ajudando a reduzir o valor das prestações ao longo dos anos, o prazo maior faz com que seja mais fácil realizar o pagamento das parcelas. Caso o cliente tenha dificuldades em fazer o pagamento, poderá entrar em contato com o banco e negociar uma redução no valor das parcelas.
Crédito disponível mesmo para negativados
Quando o indivíduo está negativado é mais difícil, porém, ainda é possível solicitar um empréstimo para auxiliar no orçamento. Por considerarem que uma pessoa negativada é má pagadora, muitos bancos geralmente cobram taxas maiores usando os juros como compensação de uma possível inadimplência.
O refinanciamento de imóveis pode ser uma boa opção, entretanto, é preciso avaliar se as taxas de juros das prestações cabem no orçamento para não se endividar ainda mais!
A grande vantagem: taxas de juros menores
A taxa de refinanciamento de imóvel, quando comparada a outras, é uma das menores do mercado. Isso acontece porque o banco ou a instituição financeira tem a propriedade como garantia. Assim, os riscos de emprestar dinheiro são menores e com menos riscos as taxas geralmente ficam bem abaixo das que são encontradas no mercado.
A taxa média do empréstimo pessoal gira em torno de 4% ao mês, enquanto os juros aplicados nos contratos de refinanciamento giram em torno de 1% ao mês. Avalie as opções do mercado para obter aquele dinheiro tão necessário.